Adolescente vendo o celular e triste, o custo da beleza é emocionalmente muito alto

O Custo da Beleza

A Dove acabou de lançar uma nova campanha chamada O Custo da Beleza. É chocante, e não podemos mais fazer vista grossa ao que está acontecendo em nossas mãos. Apoiamos 100% esta campanha.

Nós acreditamos que ter um corpo e mente saudável é a maior beleza que podemos ter, pois podemos ser e fazer o que desejamos. Juntamente com o autorespeito e o amor próprio, podemos reconhecer a beleza de sermos quem somos, uma obra divina.

A nova pesquisa do Projeto Dove Pela Autoestima é alarmante. No nosso ponto de vista é preocupante e todos os adjetivos que você puder pensar quando a vida de crianças e adolescentes estão em jogo.

A Causa do Alto Custo da Beleza

O alto custo da beleza tem um credor temível. É provável que ele esteja em suas mãos neste exato momento. Ele vive dentro dos telefones celulares e é o conteúdo que esses jovens estão consumindo nas redes socias referente a padrões distorcidos de Beleza, sem o controle dos pais.

As crianças ainda são destituídas de senso crítico, não têm referências para julgar se o que está sendo mostrado é real, saudável, importante ou não. O cérebro delas ainda não acabou de se formar e não tem a capacidade física e temporal de entender as suas consequências.

Neste sentido, isso é responsabilidade do adulto de educar, orientar, direcionar, cortar, pois este sim tem a capacidade de julgar uma informação, discernir o que é real, do que é fantasioso e do que é calculista e mercenário.

No mínimo o que precisa acontecer é o adulto conversar com os filhos para mostrar que aquilo é uma fantasia, é mentira, é uma industria que só pensa em dinheiro, que isso não está certo porque não é o mundo real que vivemos fora das telas.

O Custo é Muito Alto

O Custo da Beleza tem um conteúdo sensível. Este filme apresenta trajetórias reais do que está acontecendo no dia a dia de lindas jovens que deixaram de acreditar em si e começaram a acreditar na tela do celular. Esta realidade pode te impactar, pois estar acontecendo agora mesmo à sua volta.

Hoje, 9 em cada 10 profissionais da saúde acreditam que as redes sociais estão impactando negativamente a saúde de crianças e adolescentes. Os valores das famílias estão sendo substituídos pelos valores de desconhecidos com intenções duvidosas?

As pesquisas do projeto trouxe um número aterrorizante: “97% do jovens entre 10-17 anos dizem que já foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas redes sociais e 74% a conteúdos que incentivam a perda de peso/transformação corporal”.

Apoiamos totalmente o que a Dove diz:

“Este é um assunto urgente, importante e que nos faz refletir sobre o nosso papel na sociedade como pessoas e, principalmente, como marca”.

Conheça os próximos passos desta campanha da Dove e seja um apoiador também:

  • Esse filme é apenas o início de uma série de ações planejadas pela marca, que tem como objetivo tornar as redes sociais um ambiente mais seguro para os jovens.
  • Dove convidará influenciadores e marcas a produzirem conteúdos com mais responsabilidade e promoverá diálogos com o poder público e stakeholders em busca de leis e iniciativas que regulamentem as práticas online para um uso mais saudável das novas tecnologias.

Por um mundo mais saudável para se viver e pela construção de um futuro mais humano!

 

Daniela Dias